segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Porto vence Torneio de Roterdão

A equipa azul e branca terminou da melhor forma a sua participação no Torneio de Roterdão, batendo por 3-0 os chineses do Shanghai Shenhua. Os golos aconteceram todos na primeira parte, altura em que o FC Porto jogou melhor, e foram obtidos por Tarik logo aos 5 minutos e por Leandro Lima aos 39 e 42 minutos. Na segunda parte o FC Porto abrandou o ritmo de jogo e apesar de algumas oportunidades de golo criadas, ficou em branco. Com este resultado, o FC Porto venceu o Torneio de Roterdão.

Jesualdo iniciou a partida com o estreante Stepanov no onze inicial, fazendo companhia a Bruno Alves no centro da defesa. A equipa inicial era naturalmente bem diferente daquela apresentada diante do Feyenoord, com Hélton na baliza, João Paulo, Stepanov, Bruno Alves e Lino na defesa, Bolatti, R. Meireles e Leandro Lima no meio campo, com o ataque a ficar entregue a Tarik, Mariano Gonzalez e Farías. A equipa azul e branca entrou bem no jogo, e logo as 5 minutos o marroquino Tarik inaugurou o marcador, depois de um lance individual em que beneficiou de um deficiente corte de bola do meio campo do Shenhua. O esférico sobrou para Raul Meireles que entrou na área e isolado perante o guarda-redes adversário ofereceu o golo ao seu companheiro.

A equipa chinesa ainda reagiu criando algumas dificuldades a Hélton e chegou mesmo a enviar a bola ao poste esquerdo da baliza portista. No entanto, a fraca qualidade do Shenhua esteve sempre patente na sua organização defensiva e foi sem surpresas que os dragões aumentaram a vantagem. Aos 39 minutos, Leandro Lima aproveitou bem uma defesa incompleta do guarda-redes chinês a um remate de Lisandro López, que entretanto substituíra o lesionado Farías, e tal como Tarik teve apenas de encostar a bola para a baliza deserta fazendo o 2-0. O terceiro golo surgiu pouco depois, com Leandro Lima a invadir a área adversária através de uma bela jogada individual e a rematar de bico para um frango do guarda-redes, que deixou a bola passar por baixo do corpo.

Na segunda parte o FC Porto deixou de pressionar a defesa do Shenhua, adormecido pelo resultado construído na primeira metade e o jogo decaiu muito de qualidade. As jogadas de perigo escassearam, embora fosse o FC Porto a estar sempre no comando das operações. Mariano Gonzalez, Quaresma e Bolatti foram protagonistas de boas ocasiões de golo que no entanto não conseguiram concretizar. O resultado manteve-se até ao apito final, e o FC Porto garantiu a vitória na competição, depois do empate entre o Feyenoord e o Liverpool a uma bola. Os dragões somaram quatro pontos, tantos quantos o Liverpool, mas com melhor diferença de golos.

O FC Porto sai do Torneio de Roterdão com 3 golos marcados e nenhum sofrido, numa participação positiva dos campeões nacionais, que agora prepararão o primeiro confronto oficial diante do Sporting.

Sem comentários: