segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Benfica conquista Torneio do Guadiana

O Benfica conquistou o Torneio do Guadiana, após vencer o derby lisboeta diante do Sporting por 1-0. Num jogo marcado pelo equilíbrio, o Sporting foi superior na primeira parte, enquanto os encarnados superiorizaram-se na segunda, materializando o domínio com um golo de David Luiz aos 79 minutos.

O Sporting iniciou a partida com uma equipa certamente muito perto daquela que iniciará a temporada de 2007/2008 diante do FC Porto. Já o Benfica, face às ausências de Freddy Adu, Di María e Cardozo, e à opção de Fernando Santos em deixar Rui Costa no banco de suplentes apresentou-se num esquema 4x4x2, com Petit, Katsouranis, Nuno Assis e Manuel Fernandes no apoio a Bergessio e Mantorras.

A primeira parte foi marcada por algum equilíbrio, apesar da equipa do Sporting ter tido algum ascendente sobre o Benfica. A equipa de Paulo Bento conseguiu criar mais oportunidades de golo e o ascendente territorial pertenceu-lhe, mas nunca conseguiu concretizar em golos a pouca superioridade no terreno de jogo. O nulo ao intervalo castigava a falta de eficácia do Sporting.A segunda parte foi marcada por maior perigo junto de ambas as balizas, já que as equipas jogaram um futebol mais aberto.

Tanto Quim como Stojkovic tiveram muito trabalho, especialmente o sérvio do Sporting que teve de se aplicar em alguns lances, impedindo o golo do encarnado. No entanto, aos 79 minutos o guardião leonino não foi capaz de deter um cabeceamento de David Luiz, que surgiu muito bem na grande área do Sporting após um livre lateral de Manuel Fernandes, enviando a bola para o fundo das redes.

A equipa do Sporting não conseguiu reagir à desvantagem, revelando muito nervosismo na abordagem ao jogo, e o Benfica soube controlar as operações até ao final da partida.Os minutos finais foram marcados por alguma dureza por parte dos jogadores de ambas as equipas, que chegaram a roçar a violência, obrigando a alguma cautela por parte da equipa de arbitragem liderada por Pedro Henriques.

Apesar disso, os problemas de indisciplina foram controlados, com o Benfica a vencer o Torneio do Guadiana com quatro pontos.

Sem comentários: